domingo, 24 de fevereiro de 2008

FORSDI - Centro da Sagrada Família

A Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas, desenvolve acções no campo religioso, educativo e social, quer a partir dos conventos, quer nas escolas que mantêm - St. Dominics International Scholl (Centro 1) para alunos nacionais e estrangeiros dos 3 aos 18 anos; o Centro Sagrada Família (Centro 2); o Colégio do Bom Sucesso (Centro 3); e a Casinha de Nossa Senhora (Centro 4).


O Centro Sagrada Família presta apoio a crianças com o objectivo primário de proporcionar a educação integral da criança, que passa pela sua educação física e intelectual e pela sua harmoniosa inserção social.


Nessa medida, são desenvolvidas, a título principal, as seguintes actividades:- Creche para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade;- Jardim de Infância para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade;- Actividades de Tempos Livres (A.T.L) para crianças entre os 6 e os 13 anos de idade.


No Centro Sagrada Família, realizam-se paralelamente actividades formativas que pretendem proporcionar formação geral a jovens e adultos excluídos que ainda não se integraram no mercado de trabalho, capacitando-os do seu potencial para o desempenho de determinadas funções.


Este é o grupo que vai ingressar nesta fundação



Continuem connosco
Cátia Suzano, Rita Santos, Cátia Neves e Rita Prazeres

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008



A APIA

A Associação da Protecção à Infância da Ajuda (APIA) tem um passado de mais de 30 anos, nas velhinhas instalações da Calçada da Ajuda. Mas APIA tem ainda um longo futuro, que está desde já a ser construído, por todos nós: crianças, famílias, trabalhadores, amigos e órgãos sociais desta associação.

Todos sabemos que os homens e mulheres de amanhã são hoje as crianças que estamos a educar.
A APIA, tem assim uma missão muito significativa na educação das crianças.
A APIA nasceu para responder às necessidades das crianças e suas famílias e quer continuar a desempenhar essa tarefa da melhor forma possível.

Para isso conta com um grupo de docente e não docentes, ou seja uma equipa de mais de duas dezenas de trabalhadores, que diariamente asseguram a educação e o bem estar das crianças. Fazem-no com base em princípios pedagógicos e um projecto educativo que pretende responder a todo um desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, não esquecendo a individualidade de cada um e o respeito pelas diferenças: religiosas, culturais, étnicas, e todas as que fazem de cada sujeito um ser único, com uma identidade pessoal e social que merece ser respeitada e valorizada.

Nós somos o grupo de estagiárias da UCP que vai integrar esta instituição. Esperamos dar-vos a conhecer esta realidade.



Continuem connosco
Maria e Madalena

O Grupo da APCL

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, resultou da Cisão do Núcleo Regional Sul da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Tem por objectivos a prevenção, habilitação, participação, inclusão social, apoio á familia da pessoa com paralisia cerebral ou situações neurológicas, afins e outros. Em Dezembro de 2003 tinha 2264 sócios inscritos.


As actividades da ACPL distribuem-se, em diversas unidades, pelas seguintes valências:
  • Lar/Residência
  • Pousada de Férias
  • Centro de Actividades Ocupacionais
  • Formação Profissional
  • Apoio Domiciliário
  • Centro de Equitação Terapêutica
  • Centro de Actividades Aquáticas Terapêuticação, Cultura e Desporto
  • Formação e Investigação


O grupo que irá integrar, durante este Ensino Clínico (EC), a equipa da ACPL são: a Maria de Lurdes, a Joana, o Raúl e a Sara. Iremos conhecer e pernanecer, durnate este EC, os seguintes equipamentos e serviços especializados:

  • Centro Nuno Krus Abecassis - Alta de Lisboa
  • Centro Nuno Belmar da Costa - Oeiras
  • Centro de Equitação Terapêutica - Hipoterapia
  • Centro de Actividades Aquáticas Terapêuticas - Hidroterapia
  • Espaço 7 Ofícios - Telheiras


Esperamos que descubram connosco, esta nova realidade, desconhecida por muitos, e à qual muitos fecham os olhos. Vamos tentar abrir horizontes, e levar esta realidade "além fronteiras".


Continuem connosco


Sara Santos

Entrajuda e Banco Alimentar

Este blog foi criado, a 22 de Fevereiro de 2008, por um grupo de alunos de Enfermagem, de 2ºano da Universidade Católica Portuguesa, que se encontra em Ensíno Clínico I - "Diagnóstico de Nacessidades e Recursos" . Desta maneira, com esta espécie de Diário de Trabalho, tentamos mostrar quais os papéis que as instuições onde estamos têm na comunidade. Tentamos mostrar os seus objectivos e lutas diárias, e mais do que isso, tentamos mostrar que são um recurso da comunidade e que merecem o nosso apoio, tempo e dedicação. Tudo neste blog é real, por muito dura que seja essa realidade.

As instutuições onde nos encontramos a estagiar, são todas elas, instituições de solidariedade social, com um desempenho de extrema importância no apoio às comunidades carenciadas. Todas estas instituições são apoiadas por uma outra Instuição particular de solidariedade social - A Entrajuda.
A Entrajuda "visa apoiar outras instituições ao nível da organização e gestão, com o objectivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas." (http://www.entrajuda.pt/).
Como parceiro da Entrajuda, temos o Banco Alimentar contra a Fome (http://www.bancoalimentar.pt/), que tem como grande objectivo combater o desperdício. Combatem esse desperdício fornecendo diáriamente, e consoantes as suas necessidades, alimentos a instituições de solidariedade social, para que estas ,depois, façam a distribuição nas comunidades.
Em ambas as instituições a luta é diária, aparecem todos os dias imensos casos de pessoas que sofrem de carência e necessitam de ser ajudadas. O trabalho diário destas pessoas é de louvar e merecedor de um grande respeito por parte de todos nós.
Por isso, e como proposta de ambas as instituições, aqui fica este blog, onde vamos poder mostrar e divulgar o trabalho diário de todas estas pessoas, comunidades, instuições, voluntários, e claro, o nosso trabalho e papel de estagiários de enfermagem.
Esperemos que gostem e participem
Alunos da Turma 1